sábado, 23 de abril de 2016

25- Choque de ordem!

                                                            


                                                     Esse post em especial é voltado para os portadores do câncer de tireoide e suas familias.  São infindáveis dúvidas sobre essa doença e por vezes, ao ler blogs, páginas fechadas sobre o assunto, vejo que os pacientes e pessoas com quem convivem ainda tem dificuldades demais sobre o assunto e muitos médicos não tem a sensibilidade de conversar a respeito. Ainda bem que isso não aconteceu comigo, mas as reclamações são imensas.
                                                      O que ocorre? as pessoas ficam enlouquecidas fazendo consultas umas com as outras, como se fosse troca de receitas de bolos online e é assustador.  O que meu médico receitou para mim, as orientações, proibições  e permissões são para mim e ponto. E o que é para geral todo mundo sabe porque isso não é bagunça.
O que foi receitado para outro é para o outro.   Ok procurar  saber onde se acha sal sem iodo, como fazer aquela receita com os ingredientes permitidos, até aí vá lá, mas a pessoa dizer que vai passar a tomar a metade do remédio, que vai comer só um pouquinho de sal iodado, que vai fazer uma corridinha três dias após a cirurgia e pedir opinião  publica  já é demais.
                                                     Devemos ter responsabilidade sobre o nosso corpo, nossa saúde e isso depende muito mais de nossas atitudes do que dos médicos. Eles fazem a parte deles então, façamos a nossa.
                                                      A mãe que tem um bebê  e é obrigada a ficar no isolamento no hospital e depois ficar três dias longe das crianças em casa sabe que é uma tarefa difícil. Melhor deixar com a vó, sogra, pai, seja lá com que for até que o prazo seja cumprido, não é? Mas leio coisas como:  - Mas que mal tem? Meninas, o que acham? eu não consigo ficar longe dos meus filhos!  Gente "Pelamor"!!!!!  Se o médico diz não é porque está seguindo um protocolo rígido e isso é muito sério.  As meninas respondem ah, eu peguei logo meu filho, eu nem quero saber.... Nossa... para mim isso não é amor. É ignorância.
                                                     Alguns companheiros  mais fogosos acham que as suas respectivas devem assumir imediatamente o papel de escravas sexuais, com a desculpa da saudade. Se ele quer ficar com o bilau radioativo fazer o quê, depois não vai reclamar de infertilidade, impotência, e outras coisitas mais que possam ganhar de brinde  no futuro. Mas não se deixe cair nessa conversa porque vejo tanta auto estima lá no pé por falta de hormônios, ou mesmo por excesso de cobrança que tenho até pena. Explique para seu boy magia que ele corre riscos na  saúde  ou  se sentir mais segura troque logo  esse mala por uma caixa de chocolates e sossegue a periquita radioativa por um tempinho.
                                                      Por outro lado, parem de colocar tudo na conta do câncer. Tem muitos sintomas que para muitas vem junto   sim, mas pense bem, aí sozinha no seu isolamento forçado durante sua iodoterapia o quanto você tem sido intolerante, chatinha, mal humorada desde muito tempo. Não se aproveite da doença para afastar o maridão que está sempre a seu lado, ou seus filhos que você não tem muita paciência. Não use a doença para afastar as pessoas. Tente fazer com que se unam para te ajudar.
                                                       Em contra partida, é normal sentir medo, ansiedade, caimbras , cansaço, pés inchados, insônia, fraqueza, unhas e cabelos quebradiços. Sim, tudo isso pode acontecer para muitas e para outras esses sintomas  passarem batidos.  Ninguém tem obrigação de ser super mulher o tempo todo e também ninguém tem que se fazer de vítima e exigir pena de ninguém  se transformando na pessoa mais infeliz do mundo. As chances de cura estão aí, cada dia que passa a medicina fica mais moderna, mais acessível. Muita gente não tem tanta sorte como outras, mas vamos ser positivas, vamos nos cuidar. A vida é linda demais para a gente deixar passar. Segure as rédeas da sua , monte nela   e hiupiiiiiiiiiiiiiiiiiii    Vamos lá!
                                                       Ninguém falou que seria fácil.  Obrigada! De nada!
                                                    
                                                     
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário